Contabilidade

Contabilidade Sorocaba Abertura de Empresa Sorocaba Departamento Pessoal Sorocaba



Contabilidade em Sorocaba Assessoria Fiscal Sorocaba Escritorio Contabil Sorocaba



Contabilidade Sorocaba Abertura de Empresa Sorocaba Departamento Pessoal Sorocaba



Contabilidade em Sorocaba Assessoria Fiscal Sorocaba Escritorio Contabil Sorocaba



Como abrir a sua empresa em Sorocaba


Como abrir a sua empresa em Sorocaba Contabilidade Sorocaba Abertura de Empresa Sorocaba Departamento Pessoal Sorocaba

Abrir a sua própria empresa é o sonho de muitos brasileiros. Além de ter a chance de atuar em uma área que realmente gosta, o empreendedor assume dia a dia a missão de fazer com que o seu negócio cresça, alcance bons rendimentos e possa oferecer a tão sonhada independência financeira.

 

Mas, na atual situação econômica do Brasil, muitas pessoas acabam optando por abrir a sua própria empresa para se manterem ativas financeiramente. Independentemente de qual seja a motivação para abrir a sua própria empresa, é importante que o empresário siga alguns passos que são importantes para garantir a legalidade do negócio.

 

Se você está pensando em abrir a sua própria empresa e quer saber como iniciar esse projeto de forma assertiva, não deixe de conferir na sequência deste post os 5 passos que todo empreendedor deve seguir!

 

Elabore um plano de negócio

 

Antes de abrir a sua própria empresa oficialmente, é importante que o empreendedor separe um tempo para montar um plano de negócio. Nesse documento, é interessante reunir informações como área de atuação, metas, orçamento, tarefas, equipamentos e uma breve análise da concorrência.

 

O plano de negócio dará ao empresário uma visão mais clara e detalhada da sua empresa. Geralmente, esse plano serve como um guia para que os empreendedores saibam quais serão os primeiros passos da sua companhia.

 

Oficialize a abertura da companhia

 

Depois de planejar o futuro do seu negócio, o empreendedor seguirá para um passo importante, que é a abertura oficial por meio da elaboração do contrato social, que terá informações como objetivo, ramo, aspectos societários e formação do capital social.

 

Para que esse processo de abertura transcorra bem, sem imprevistos, é importante que o empresário tenha em mãos os documentos que serão solicitados para prosseguir com o arquivamento do ato constitutivo da empresa. São eles:

 

3 vias do contrato social (ou requerimento de empresário individual, ou estatuto);

Cópias autenticadas do RG e do CPF do empreendedor e dos sócios, caso tenha;

Uma via do requerimento padrão (capa da Junta Comercial);

Uma via da ficha de cadastro nacional (FCN), modelos 1 e 2;

Pagamento das taxas por meio da DARF.

 

Essa documentação deve ser entregue na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.

 

Fazer a emissão do CNPJ é um dos passos para abrir a sua própria empresa

 

Depois de encaminhar os documentos conforme indicado acima, o próximo passo para abrir a sua própria empresa é a emissão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Na Junta Comercial ou no Cartório de Registro, o empresário receberá o NIRE – Número de Identificação de Registro de Empresa. Com essa identificação, você poderá emitir o CNPJ da sua empresa, cadastro que validará o seu negócio como um contribuinte ativo.

 

Imagem relacionada

Solicite o alvará de funcionamento

 

Após a emissão do CNPJ, o empresário deve ir até a prefeitura ou subprefeitura mais próxima para solicitar o alvará de funcionamento da empresa. Para isso, é importante ter em mãos os seguintes documentos:

 

Formulário próprio da prefeitura da cidade;

Consulta prévia do endereço de funcionamento aprovada;

Cópia do CNPJ;

Cópia do contrato social;

Laudo dos órgãos de vistoria.

 

Realize a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda

 

Por fim, o empreendedor deve seguir mais um passo para abrir a sua própria empresa, que é a inscrição estadual realizada na Secretaria da Fazenda, onde será obtido o registro do ICMS. Dependendo da cidade, essa etapa pode ser realizada via internet, facilitando a vida do empreendedor.

 

Apresentamos no artigo de hoje os 5 passos para abrir a sua própria empresa. Todos eles são importantes para que o seu negócio cresça com segurança e dentro da lei. Se você vai mesmo se tornar um empreendedor, nós te convidamos para se inspirar em nosso blog na trajetória de empresários de sucesso.

 

Como abrir a sua empresa em Sorocaba






Compartilhar: